Seguindo a viagem

outubro 2, 2007 elizabethbosisio

Desenvolvimento Humano

beth.jpg

De  acordo com Piaget embarcamos na viagem do desenvolvimento humano, que vai desde o ventre da mãe até a velhice. São chamados pelo estudioso de Fases ou Períodos. Seguindo em frente nas fases verificamos que:

DE5 A 12 ANOS.

 DESENVOLVIMENTO FÍSICO

·         – Os primeiros de dentes permanentes;

·         – Passa a ter consciência das mãos, ou seja, controle motor. Atividades lúdicas que movimentem o corpo;

·         – + ou – aos 12, início da puberdade. Esta fase aparece mais cedo nas meninas graças aos seios, cheiros, mudança no corpo que causam sofrimento.

·         – Algumas meninas querem mostrar as mudanças e outro tendão se esconder usando roupas largas.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

·         – Deve-se explorar bastante os trabalhos de produção de texto, escrever sobre as vivências.

·         – Leitura e da escrita;

·         _ Vocabulário rico e sofisticado gramaticalmente;

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

·         – Explorar o raciocínio;

·         – Segundo Piaget – o ponto para a aprendizagem é o desequilíbrio surge na fase entre a assimilação e acomodação.

·         – Influências sociais: o professor é ídolo, mas o referencial pode ser positivo ou negativo (dependendo da sua conduta);

·         – A instabilidade emocional. Pode atrair a raiva de outros colegas.

O Brincar

·         – Participar de jogos de equipe regras

12 A 18 ANOS (ADOLESCÊNCIA)

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

·         Crescimento acelerado

·         Apego com as pessoas do mesmo sexo (melhor amiga confidente…);

·         Fase das descobertas (sofrem muita influência). Família e escola devem ter muito cuidado – obesidade, drogas, anorexia, alcoolismo, tabagismo…

·         Papel da família: Orientar

·         Papel da escola: acompanhar

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 

·         Construção gramatical complexa

·         O professor e pais devem estar antenados para as falas das crianças destas fases. 

DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL 

·         Amizade (segurança, status social),

·         Conformidade

·         Consolidação da auto – estima;  

VIDA ADULTA 18 A 30 ANOS –

ADULTO JOVEM DESENVOLVIMENTO FÍSICO 

·         Corpo maduro fisicamente e sexual

·         Atividade reprodutiva e sexual 

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 

·         Superação do egocentrismo;

·         Raciocínio lógico e avançado; 

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 

·         Aperfeiçoa as habilidades da fala e na escrita; 

DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL 

·         Formação de valores pessoais e objetivos;

·         Lutar pela carreira e objetivos de trabalho;

·         Compromisso / casamento; 

ADULTO MADURO FASE II

30 A 45 ANOS DESENVOLVIMENTO FÍSICO 

·         Diminuição da densidade óssea;

·         Ganho de peso natural;

·         Decréscimo linear no funcionamento dos órgãos;

·         Presbiopia dificuldades 

DESEVOLVIMENTO COGNITIVO 

·         Auge das habilidades intelectuais; 

DESENVOLVIMENTO DALINGUAGEM 

·         Sem alterações 

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

·         Passa a ter um vinculo com criança;

·         Já tem estabilidade de identidade pessoal;

·         Tem definições de papéis;     

DESENVOLVIMENTO MADURO

FASE II – 45 A 65 ANOS 

DESENVOLVIMENTO FISÍCO  

·         Cuidados especiais com saúde;

·         Aparecimento de gorduras indesejáveis, mudança de pele, perda da integridade;

·          Ganho de peso,

·         Perda da acuidade auditiva;

·         Reflexão mais lenta;

·          Aparecimento de doenças crônicas, 

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 

·         Sem alterações; 

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 

·         Declínio na perspicácia intelectual em função do processo de envelhecimento;

·         Dicas: Ler bastante, jogos da memória para se exercitar a mente;

·         O organismo funcionar mais lento;

·          Deve haver uma mudança na alimentação como sopas uma alimentação balanceada principalmente à noite;

·         Surgimento de doenças crônicas;

·         Aconselhável trabalho tranqüilo nesta fase,

·         Disfunções metabólicas,  

DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL 

·         Status diminuído;

·         Depressão por causa das perdas de pessoas mais próximas como família, amigos perdas um certo medo achando que hora de partir;

·         Reflexão sobre sucesso e falhas;

·         O amor sexual se torna nas diferenciada e de forma mais lenta;

·         Os idosos não perdem a vontade de fazer sexo apenas faz com moderação assim o grau é satisfação em ambos apartes, 

COMO AJUDAR E CUIDA DOS IDOSOS? 

·         Não usando tapetes;

·         Manter sempre um abajur aceso durante a noite,

·         Não deixar o idoso sozinho;

·         Não abandonar os idosos colocando em asilo;

·         Sempre umas alimentações balanceadas, evitando massas, gorduras,

Entry Filed under: Elizabeth

1 Comments Add your own

  • 1. claudiapuca  |  outubro 5, 2007 às 4:53 pm

    Querida
    Seu blog está muito bom, porém leia novamente seus registros e faça a correção ortográfica. Piaget foi citado como teórico do desenvolvimento infantil.

    Bj
    Cláudia Puça


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Categorias

Páginas

Posts recentes

Arquivos

Comentários

sonnywebmaster em 11ª e 12ª aula – As filos…
maria tourinho em 7ª aula – Envelheci…
Glaucimara em 6º P. Pedagogia na IV Expoped…
claudiapuca em Seguindo a viagem
bieri4 em Desenvolvimento humano

Meta