Seguindo a viagem
outubro 2, 2007
elizabethbosisio
Desenvolvimento Humano
De acordo com Piaget embarcamos na viagem do desenvolvimento humano, que vai desde o ventre da mãe até a velhice. São chamados pelo estudioso de Fases ou Períodos. Seguindo em frente nas fases verificamos que:
DE5 A 12 ANOS.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
· – Os primeiros de dentes permanentes;
· – Passa a ter consciência das mãos, ou seja, controle motor. Atividades lúdicas que movimentem o corpo;
· – + ou – aos 12, início da puberdade. Esta fase aparece mais cedo nas meninas graças aos seios, cheiros, mudança no corpo que causam sofrimento.
· – Algumas meninas querem mostrar as mudanças e outro tendão se esconder usando roupas largas.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
· – Deve-se explorar bastante os trabalhos de produção de texto, escrever sobre as vivências.
· – Leitura e da escrita;
· _ Vocabulário rico e sofisticado gramaticalmente;
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
· – Explorar o raciocínio;
· – Segundo Piaget – o ponto para a aprendizagem é o desequilíbrio surge na fase entre a assimilação e acomodação.
· – Influências sociais: o professor é ídolo, mas o referencial pode ser positivo ou negativo (dependendo da sua conduta);
· – A instabilidade emocional. Pode atrair a raiva de outros colegas.
O Brincar
· – Participar de jogos de equipe regras
12 A 18 ANOS (ADOLESCÊNCIA)
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
· Crescimento acelerado
· Apego com as pessoas do mesmo sexo (melhor amiga confidente…);
· Fase das descobertas (sofrem muita influência). Família e escola devem ter muito cuidado – obesidade, drogas, anorexia, alcoolismo, tabagismo…
· Papel da família: Orientar
· Papel da escola: acompanhar
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
· Construção gramatical complexa
· O professor e pais devem estar antenados para as falas das crianças destas fases.
DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL
· Amizade (segurança, status social),
· Conformidade
· Consolidação da auto – estima;
VIDA ADULTA 18 A 30 ANOS –
ADULTO JOVEM DESENVOLVIMENTO FÍSICO
· Corpo maduro fisicamente e sexual
· Atividade reprodutiva e sexual
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
· Superação do egocentrismo;
· Raciocínio lógico e avançado;
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
· Aperfeiçoa as habilidades da fala e na escrita;
DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL
· Formação de valores pessoais e objetivos;
· Lutar pela carreira e objetivos de trabalho;
· Compromisso / casamento;
ADULTO MADURO FASE II
30 A 45 ANOS DESENVOLVIMENTO FÍSICO
· Diminuição da densidade óssea;
· Ganho de peso natural;
· Decréscimo linear no funcionamento dos órgãos;
· Presbiopia dificuldades
DESEVOLVIMENTO COGNITIVO
· Auge das habilidades intelectuais;
DESENVOLVIMENTO DALINGUAGEM
· Sem alterações
DESENVOLVIMENTO AFETIVO
· Passa a ter um vinculo com criança;
· Já tem estabilidade de identidade pessoal;
· Tem definições de papéis;
DESENVOLVIMENTO MADURO
FASE II – 45 A 65 ANOS
DESENVOLVIMENTO FISÍCO
· Cuidados especiais com saúde;
· Aparecimento de gorduras indesejáveis, mudança de pele, perda da integridade;
· Ganho de peso,
· Perda da acuidade auditiva;
· Reflexão mais lenta;
· Aparecimento de doenças crônicas,
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
· Sem alterações;
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
· Declínio na perspicácia intelectual em função do processo de envelhecimento;
· Dicas: Ler bastante, jogos da memória para se exercitar a mente;
· O organismo funcionar mais lento;
· Deve haver uma mudança na alimentação como sopas uma alimentação balanceada principalmente à noite;
· Surgimento de doenças crônicas;
· Aconselhável trabalho tranqüilo nesta fase,
· Disfunções metabólicas,
DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL
· Status diminuído;
· Depressão por causa das perdas de pessoas mais próximas como família, amigos perdas um certo medo achando que hora de partir;
· Reflexão sobre sucesso e falhas;
· O amor sexual se torna nas diferenciada e de forma mais lenta;
· Os idosos não perdem a vontade de fazer sexo apenas faz com moderação assim o grau é satisfação em ambos apartes,
COMO AJUDAR E CUIDA DOS IDOSOS?
· Não usando tapetes;
· Manter sempre um abajur aceso durante a noite,
· Não deixar o idoso sozinho;
· Não abandonar os idosos colocando em asilo;
· Sempre umas alimentações balanceadas, evitando massas, gorduras,
Entry Filed under: Elizabeth
1. claudiapuca | outubro 5, 2007 às 4:53 pm
Querida
Seu blog está muito bom, porém leia novamente seus registros e faça a correção ortográfica. Piaget foi citado como teórico do desenvolvimento infantil.
Bj
Cláudia Puça